DiSC ® - Personal Profile System ® - Conheça seu estilo de comportamento, saiba como...

Publicado em 03/12/2013
4.695 visualizações

Conheça seu estilo de comportamento 

 

Clique aqui para solicitar o seu DISC® online http://www.aboutme.com.br/assessmentcenter/

 

Todo ano, mais de um milhão de pessoas ao redor do mundo aprendem a trabalhar mais efetivamente como os outros.

Traduzida para mais de 25 idiomas e utilizada em 50 países. 

 

DiSC ® é uma ferramenta que permite que as pessoas compreendam rapidamente as suas preferências de comportamento no trabalho,

através de quatro tendências básicas: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

 

Essa ferramenta tem sido utilizada há trinta anos por mais de 48 milhões de pessoas no mundo, e já foi traduzida e validada em mais de 25 idiomas. 

 

Utilizada já há mais de 38 anos e por mais de 48 milhões de pessoas, DiSC® é uma ferramenta de avaliação comportamental que leva as pessoas a uma melhor compreensão do comportamento próprio e do dos outros. 

 

 

Baseado nas investigações do professor William Moulton Marston, o modelo combina as quatro tendências básicas do comportamento, a saber: 

 

 

DiSC ® é uma ferramenta que permite que as pessoas compreendam rapidamente as suas preferências de comportamento no trabalho,

através de quatro tendências básicasDominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

 

No mundo, todo, a ferramenta DiSC® tem sido utilizada em inúmeros projetos e processos, produzindo resultados tangíveis no que tange a grandes desafios enfrentados pelas empresas na busca por melhores desempenhos e resultados.

Seu uso em Seleção: Cada vez mais, é preciso produzir mais com menos e quase não há espaço para erro! Por isso, é preciso contratar as pessoas certas para o trabalho certo.


Com o DiSC ®, não é possível apenas identificar o perfil de um candidato, mas também definir o que se espera de uma pessoa em determinada posição e, ainda, elaborar estratégias para um gerenciamento eficiente de seus funcionários, reduzindo o turnover e potencializando resultados.

Seu uso em Coaching/Mentoring: Sabe-se que o autoconhecimento é fundamental para que sejam obtidos maiores níveis de sucesso. Utilizando-se DiSC®, é possível conhecer pontos fortesnecessidades de desenvolvimento e, de maneira geral, ampliar nossa percepção sobre nós mesmos, o porquê e como fazemos as coisas.

Seu uso em Desenvolvimento  Individual: Mais do que conhecer aos outros, a chave do sucesso reside noautoconhecimento. É fundamental que conheçamos aquilo de que gostamos ou  não,  nossos pontos fortes e necessidades de desenvolvimento, nossos desafios e limites. As informações fornecidas pelo DiSC® nos permitem potencializar nossos pontos fortes, compensar e/ou desenvolver nossas possíveis limitações e, sobretudo, alcançar o máximo de nosso potencial.

Seu uso em Desenvolvimento de Liderança: Líderes e gerentes precisam ser capazes de extrair o melhor desempenho possível de seus subordinados. Para isso, é preciso que consigam comunicar-se efetivamente com os mais diferentes tipos de pessoas, e na singularidade de cada um, extraiam o máximo de seu potencial. O DiSC® nos ajuda nesse importante desafio, oferecendo informações preciosas sobre nós mesmos e sobre os outros, sobre as maneiras mais eficientes de comunicação e sobre gerenciamento de pessoas.

Seu uso em Formação e Desenvolvimento de Equipes: Com o treinamento técnico adequado, uma boa equipe é capaz de qualquer coisa. Independentemente da especialidade, boas equipes articulam as forças de cada um de seus membros, comunicam-se eficazmente e compensam, em equipe, os limites de cada um. Aqui, o DiSC ® ajuda na identificação desses pontos fortes, na criação de maneiras eficientes de comunicação entre os diferentes membros, em suas particularidades, na redução de estresse e na prevenção e resolução de conflitos interpessoais.

Seu uso em Prevenção e Resolução de Conflitos Interpessoais: Cada pessoa é única, e por isso um mesmo fato pode significar ou ser percebido de maneiras diferentes por outras pessoas. Na comunicação não é diferente: cada pessoa pode entender uma frase, um tom de voz ou maneira de falar de forma particular. Quantas vezes já enfrentamos reações inesperadas, ou problemas são gerados, apesar da melhor das intenções? O DiSC® ajuda na elaboração de uma linguagem comum, eficiente e utilizável por e para qualquer pessoa. Além disso, o  DiSC ® nos ajuda a reconhecer os nossos pontos fortes e qualidades, assim como os das pessoas a nossa volta, impedindo rotulações e julgamentos, aumentando o respeito e a eficiência nas interações.

Seu uso em Aprimoramento de Relacionamentos Interpessoais: Cada pessoa, em sua particularidade, tem pontos fortes, possíveis limites e necessidades de desenvolvimento. Mais do que isso, cada pessoa possui uma visão particular do mundo, preferências e gostos. Identificar estas particularidades, criar empatia, desenvolver maneiras eficazes de comunicação, gerando relacionamentos respeitosos, eficientes e duradouros -  eis algumas das vantagens que o uso do DiSC® pode nos trazer!

 

 

 

FAQ - Perguntas Frequentes 

 

Conheça o seu estilo de comportamento 

 

DISC ® é uma ferramenta que permite que as pessoas compreendam rapidamente suas preferências de comportamento no trabalho, através de quatro tendências básicas: Dominância, Influência, Estabilidade e Cautela.

 

1. O que a ferramenta DiSC® mede?


Baseada nos estudos de William Marston a respeito do comportamento humano, DiSC® é uma metodologia que analisa as características de nosso comportamento, e a forma como realizamos as coisas, a partir de quatro tendências básicas:

 

Dominância: foco nos resultados
- Influência: foco nas pessoas
- Estabilidade: foco em processos e colaboração
- Cautela: foco na qualidade e precisão


2. O que a ferramenta DiSC® não mede?


O DiSC® não mede a inteligência, os valores, as habilidades e/ou a experiência, a graduação ou a instrução. O DiSC® não mede a  inteligência emocional, as competências ou a personalidade. Entretanto, é possível que o perfil DiSC® influencie em grande parte desses itens. 

 

3. O perfil DiSC® de uma pessoa muda ao longo do tempo?


Dificilmente, a não ser que um evento muito significativo emocionalmente ocorra. Mais precisamente, uma pessoa praticamente nunca apresentará exatamente os mesmos gráficos, embora não se altere o seu perfil. Sobretudo no que se refere ao gráfico II, dificilmente ocorrerão mudanças significativas. 

 

4. Ao classificar uma pessoa em D, i, S e/ou C, não a estou rotulando?


Não. Segundo Allyn Cutts, ao conhecermos melhor a nós mesmos e aos outros, podemos nos adaptar eficientemente às necessidades dos outros, diminuindo as rotulações. 

 

5. Uma vez respondido o questionário, quanto tempo leva para que o relatório seja gerado?


A construção do relatório a partir da conclusão do questionário é imediata. O About Me recebe um aviso a respeito da conclusão do seu questionário,e emite o relatório correspondente dentro do prazo de 72 (setenta e duas) horas úteis. 

 

6. Quanto tempo leva o preenchimento do questionário DiSC®? 

 

Cerca de 15 minutos. O questionário é composto por 28 grupos de palavras, dos quais o participante deve escolher, em cada grupo, uma palavra com a qual mais se identifica e uma com qual menos se identifica. 

 

7. A ferramenta é confiável?


A resposta é SIM, mas precisa ser mais bem especificada. Ferramentas psicológicas medem características abstratas, que não podemos ver ou simplesmente tocar. Por esse motivo, sempre que são criadas, precisam ser validadas ao longo do tempo. Uma validação consiste, basicamente, de duas perguntas fundamentais:

 

  1. Qual a confiabilidade desse instrumento?

  2. Qual a validade desse instrumento?

 

Digamos que haja uma balança na qual um dia você se pesa, tendo por resultado um valor X. No dia seguinte, pesa-se novamente e, para sua surpresa, a balança marca X – 50%. Sabemos ser impossível uma perda tão considerável de peso em tão pouco tempo. O problema, longe de ser o peso, é a balança. Ela não é confiável.


Já numa segunda balança, você se pesa diariamente, e ela não apresenta grandes variações, indicando sempre um valor X ou próximo a X. Essa balança é confiável. Contudo, notou-se que o peso assinalado todos os dias por essa balança não equivale ao seu peso real, mas apenas a metade dele. Essa balança, apesar de confiável, não é valida e não mede o que se propôs a medir.

Para evitar tais fatos, são realizados inúmeros procedimentos, tais como: medições de estabilidade e de consistência interna, além de validações específicas de cada população que utilizará o DiSC®.

Por exemplo, digamos que se queira trabalhar o DiSC® com a população brasileira, mas a minha ferramenta esteja ajustada à população japonesa. De maneira geral, os resultados da população brasileira apresentariam resultados muito mais elevados nas dimensões comunicativas -  na característica extrovertida das pessoas, uma vez que, grosseiramente falando, a cultura brasileira é muito mais comunicativa e extrovertida do que a japonesa. Da mesma maneira, os indicadores de precisão como cautela e lógica, tenderiam a apresentar resultados mais baixos, pois essas características são mais destacadas na cultura japonesa.

Para tal adequação, pessoas respondem ao questionário, colhem-se os dados e, a partir de uma amostra considerável, faz-se um ajuste dos medidores da ferramenta garantindo a sua precisão.

Além disso, quando da sua criação, e sendo revisado ao longo do tempo, as palavras usadas para definir cada dimensão DiSC® são avaliadas também. Os fatores que aparecem nos questionários, agem como forma de avaliação da ferramenta. Qual a relação da palavra utilizada com a dimensão/tendência que quero descrever? Qual a correlação negativa que existe, ou seja, qual é o grau de oposição entre as palavras e as dimensões opostas ?

Todas essas perguntas são levadas em conta, analisadas e estudadas para que, no maior nível possível, possam ser consideradas confiáveis as ferramentas.

No caso do DiSC®, trabalhando numa escala de confiabilidade de 0.0 a 1.0, e considerando bons todos os resultados acima de 0.7, a ferramenta DiSC® tem apresentado os seguintes resultados: 

 

Dimensão DiSC:

Grau de Confiabilidade

D

0.92

             i

             0.87

            S

             0.88

C

0.85

 

8. Como se dá a aplicação do questionário DiSC®?


A aplicação do DiSC® é bem simples. O Talento, uma vez efetuada a compra,  receberá um e-mail de confirmação. Então receberá outro email que contém um link de acesso ao questionário e as orientações de como acessá-lo. Uma vez respondido o questionário (o que não leva mais de 15 minutos), o About Me recebe uma notificação de conclusão do seu teste e, então poderá gerar os seus relatórios que serão enviados para você, conforme descrito no nosso contrato lido e aceito por você no momento da compra da  ferramenta ( ou do combo escolhido por você). 

 

9. Qual o melhor estilo DiSC® que uma pessoa pode ter?


O próprio! Não existe um estilo DiSC® melhor do que outro. Cada pessoa, em sua particularidade, possui os seus pontos fortes, os seus desafios e necessidades de desenvolvimento. Qualquer pessoa é capaz de qualquer coisa, dada a sua capacidade de adaptação e o uso eficiente de seus pontos fortes. 

 

10. Como assegurar que o questionário não seja burlado, e o resultado comprometido?


Se nos perguntássemos se a ferramenta DiSC® pode ser burlada, a resposta é Sim, mas é muito difícil.

O questionário DiSC® é baseado no modelo da Escolha Forçada, ou seja, o respondente é obrigado a responder escolhendo entre opções determinadas, representadas por palavras desprovidas de valor ou sentido pejorativo ou socialmente mais ou menos desejável. A escolha por uma ou outra palavra está exclusivamente sujeita a perspectiva do respondente, garantindo a precisão das respostas, tendo como norte o real perfil comportamental do indivíduo.

Além disso, o questionário apresenta opções de controle (sem referência a nenhuma dimensão), referências cruzadas (identificação com mais de uma dimensão), grupos de controle (para verificar a consistência das respostas). Esses elementos se não impedem que a ferramenta seja burlada, em muito ajudam a dificultar esta tarefa. 

 

11. Como posso tirar melhor proveito dos meus relatórios? 

 

Grande parte dos relatórios entregues pelo About Me são bastante intuitivos e autoexplicativos. Para melhor aproveitamento dos conteúdos dos seus relatórios, sugerimos que você entre em contato com um de nossos coaches cadastrados aqui no Assessment Center. Eles poderão ajudá-lo a entender em detalhes o conteúdo dos seus relatórios, bem como auxiliá-lo na implementação de planos de ação para seu desenvolvimento pessoal e de carreira. 

 

Clique aqui para solicitar o seu DISC® online http://www.aboutme.com.br/assessmentcenter/

 

 

Versões Recomendadas


DISC ® - Clássico 2.0

 
 
A versão DiSC® - Clássico 2.0 apresenta  os seus gráficos DiSC®, a sua dimensão DiSC® mais alta, o seu índice de intensidade e padrão clássico de comportamento.Essa versão é indicada para os Talentos de níveis OPERACIONAIS, que não possuam subordinados, tais como: ANALISTAS - ASSISTENTES - SECRETÁRIAS - COMPRADORES - ESTAGIÁRIOS - TRAINEES - REPRESENTANTES - PROPAGANDISTAS - CONSULTORES - VENDEDORES - PROMOTORES - TÉCNICOS - ESPECIALISTAS - AUXILIARES ..
 
 
 

DISC ® - Módulo Geral

 
 
A  versão DiSC® - Módulo Geral apresenta os seus gráficos DiSC®, uma descrição comportamental geral e em diferentes situações (conflito, resolução de problemas, entre outras), além de fatores motivadores e desmotivadores. Essa versão é indicada para Profissionais de níveis TÁTICOS, e que possuam subordinados,tais como: COORDENADORES - SUPERVISORES - CONSULTORES - ADVOGADOS - ASSESSORES - GERENTES DISTRITAIS - SUPERVISORES - CHEFES - ENCARREGADOS - ENGENHEIROS ..
 
 

DISC ® - Módulo Liderança

 
 
A  versão DiSC® - Módulo Liderança apresenta os seus gráficos DiSC®,  uma descrição comportamental geral e em diferentes situações (conflito, resolução de problemas, entre outras), além de fatores motivadores e desmotivadores. Ela traz também estratégias para desenvolver, motivar, elogiar, aconselhar, solucionar problemas, delegar, corrigir, tomar decisões e se comunicar com subordinados.Essa versão é indicada para profissionais de níveis ESTRATÉGICOS, e que possuam subordinados, tais como:DIRETORES - GERENTES - GERENTES REGIONAIS - KEY ACCOUNT MANAGERS ..
 
 

Clique aqui para solicitar o seu DISC® online http://www.aboutme.com.br/assessmentcenter/


Aviso: Os textos e conteúdos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do About Me.

Confira as últimas notícias